Reportagem: Cindy Lopes
As ações de conscientização pela vida ganham força com a chegada do mês de setembro. É neste período, que as pautas ligadas à saúde mental são colocadas em maior evidência devido à campanha do Setembro Amarelo.
Recentemente, o cantor Justin Bieber cancelou uma turnê mundial por estar com a saúde mental abalada. O artista não foi o único a falar sobre o assunto e pausar as atividades para se cuidar. O surfista Gabriel Medina também um exemplo disso.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 11 milhões de pessoas sofrem de depressão. Um levantamento feito este ano pelo Ministério da Saúde apontou que Manaus é a quarta capital da região Norte com maior número de adultos que relataram ter diagnóstico da doença.
A cidade tem 10,2% de frequência na população acima de 18 anos.
A psicóloga, Ediane Ribeiro, explica que a depressão e a ansiedade estão entre os mais frequentes na população. (Ouça)
Diagnosticada com ansiedade há alguns anos, a empresária Socorro Marreiros, redobrou os cuidados de prevenção à doença, durante o último ano. (Ouça)
Ediane Ribeiro alerta para a importância de buscar ajuda. (Ouça)
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que busca chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.
A ação busca ainda sensibilizar e combater “tabus”, promover mudanças de paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar as autoridades a respeito de importantes questões relacionadas à vida do ser humano.