O monitoramento de botos no município de Tefé (a 521 KM de Manaus) está em alerta amarelo por causa da seca que se agrava na Amazônia.
A informação é da equipe de Pesquisadores do Instituto Mamiruá que estão acompanhando o estado de saúde dos botos para evitar nova mortandade em massa desse mamíferos, como ocorreu ano passado. A equipe de biológos e veterinários do Instituto estão colhendo amostras de sangue e colocando microchips para auxiliar no monitoramento.
A pesquisadora Miriam Marmontel, que lidera a equipe, destaca que apesar do nível do lago e a temperatura da água ainda estarem dentro da normalidade, a combinação de fatores como fumaça, desmatamento e aumento da temperatura climática poderá causar novas mortes dos botos no Estado.
Em 2023, mais de 200 botos foram encontrados mortos no Lago de Tefé, das espécies tucuxi e cor-de-rosa. Os botos também são conhecidos como golfinhos de água doce.
Nas últimas duas semanas o grupo de pesquisa em mamíferos aquáticos amazônicos do Instituito Mamirauá tem realizado ações de campo para evitar animais encalhados devido a baixa rápida do nívels das águas do rio e a mortandade dos Botos na Região do Médio Solimões.
Da redação.