Siga nossas redes sociais

Rio Preto da Eva libera circulação sem máscara em locais abertos

por Rafael Cardoso Campos

O município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas, publicou portaria que libera a circulação sem máscaras em locais abertos. O município é o primeiro do Estado a desobrigar o uso do acessório. A medida foi publicada na edição de dessa quarta-feira (17) do Diário Oficial dos Municípios e já está em vigor.

Rio Preto da Eva é a primeira cidade do AM a flexibilizar o uso de máscara (Foto:Ricardo Wolffenbuttel/ Divulgação)

Para justificar a medida que libera a circulação da população sem máscara, a prefeitura de Rio Preto da Eva alega que atingiu altos índices de vacinação com a primeira e segunda doses. No entanto, não é o que revela o Vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Até essa quarta-feira, Rio Preto da Eva tinha apenas 32,5% da população vacinável o esquema vacinal completo.

Em nota, a FVS disse que as prefeituras municipais possuem autonomia para decretos que tenham validade no território do município. No entanto, o órgão recomenda que o uso de máscara seja mantido por toda a população, mesmo a vacinada. Segundo a FVS, ainda não há previsão da recomendação sobre desobrigação do uso de máscara como medida preventiva à Covid-19 no Amazonas.

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou em outubro que liberaria o uso de máscaras em locais abertos na capital ao final de novembro caso a cidade chegasse a 70% da população vacinável com esquema de imunização completo. Manaus já ultrapassou essa marca, mas nenhum anúncio foi feito ainda.

O Amazonas encerrou a quarta-feira (17) com três mortes e 104 novos casos de Covid-19. As informações constam no boletim da Fundação de Vigilância em Saúde, FVS.

Com os novos registros, o número de mortes chegou a 13 MIL 787. Já a quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus é de 428 MIL 815.

Conforme o boletim, 999 pessoas com diagnóstico de Covid-19 são acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde. Há também 58 pacientes internados em Manaus. O total de recuperados alcançou 414 MIL E 29 nessa quarta.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress