O nível da água do rio Negro, na cidade de Manaus, tem 42% de chance de atingir a cota severa de inundação de 29 metros. A informação consta no boletim hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que descarta, até o momento, a possibilidade de outra cheia histórica.
De acordo com os números do monitoramento da instituição, consultados pela BandNews FM Manaus nesta segunda-feira, 26, o rio Negro chegou a 28,45 metros, apenas 55 centímetros abaixo da cota de inundação severa de 29 metros, estabelecida pelo SGB.
Para Manaus, a previsão é de que o rio Negro atinja um valor de aproximadamente 28,91 metros, com um intervalo provável variando entre 28,38 e 29,43 metros.
Na capital, a população que mora próxima aos igarapés sente os impactos da cheia. A prefeitura tem construído pontes provisórias de madeira em bairros como São Jorge, na zona Oeste, e Educandos, na zona Sul.
A Defesa Civil de Manaus informa que a população pode solicitar a instalação de estruturas pelo telefone de emergência 199 ou pelo número alternativo (92) 98802-3547.
A previsão da Defesa Civil é de que pelo menos 19 bairros de Manaus sofram com inundações causadas pela subida do rio Negro. As informações foram divulgadas no último dia 30 de abril, durante o segundo alerta de cheia.
Da redação.