Rio Negro está em processo intenso de enchente em Manaus, aponta CPRM

Rio Negro está em processo intenso de enchente em Manaus, aponta CPRM

Reportagem: Tawanne Costa

A média de subida do Rio Negro alcançou nas últimas semanas uma variação de 7 a 10 centímetros por dia, em Manaus. Os dados são do monitoramento realizado todos os dias no Porto da capital. O volume das águas já mantém em status de alerta da Prefeitura de Manaus junto à Defesa Civil do município que planejam ações para combater os impactos de uma possível grande cheia dos rios.

A média de subida do Rio Negro alcançou nas últimas semanas uma variação de 7 a 10 centímetros por dia, em Manaus. Os dados são do monitoramento realizado todos os dias no Porto da capital.
(Foto: Divulgação/Arquivo/Semcom)

Em 2021, a capital atingiu a marca histórica de 30,02 metros. A água invadiu várias ruas do centro de Manaus. O comerciante Serafim Nogueira trabalha na feira da Manaus moderna e foi um dos prejudicados com a cheia do ano passado. Ele teme que a situação se repita novamente. (Ouça)

A equipe da Defesa Civil do município está se preparando para colocar em prática o plano de contingência, trabalho que envolve a parte de pré-impacto antes, durante e depois da cheia. Como explica o secretário da pasta Fernando Junior. (Ouça)

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) define que o Rio Negro apresenta processo intenso de enchente e os níveis estão acima do esperados para o atual período do ano.