O nível do Rio Madeira entra em alerta de “perigo” de inundação nesta sexta-feira (11) no Amazonas e Rondônia e sobe número de cidades em situação de emergência .
Segundo informações do SGB (Serviço Geológico do Brasil) o nível do Rio Madeira chegou a 16 metros e 67 centímetros em Porto Velho, Rondônia e está a 33 centímetros da cota história de inundação de 17 metros.
Por causa desse cenário, a Prefeitura de Porto Velho decretou situação de emergência nessa quinta-feira (10) devido a cheia. Segundo a Defesa Civil de Porto Velho, pelo menos 15 mil pessoas seguem afetadas pela subidas das águas.
A previsão é de que as chuvas continuem na região norte até o final do mês de abril.
No Amazonas 20 municípios também estão em alerta de inundação em todo o Estado, sendo cinco por causa do Rio Madeira. Outros 25 estão com status de “atenção”, conforme dados da Defesa Civil.
Ao todo são pelo menos 190 mil pessoas atingidas pela cheia do Rio Madeira nos estados do Amazonas e Rondônia.
Na cidade de Humaitá, onde 17 mil pessoas seguem afetadas pela subida das águas, o nível do Rio Madeira chegou a 23 metros e 91 centímetros na medição das 8h30 da manhã desta sexta-feira (11).
A Prefeitura de Humaitá, com apoio do Exército, instalou mais um abrigo temporário para afetados pela enchente do Rio Madeira.
Na cidade de Apuí, que está isolada desde que águas do Rio Madeira inundaram a BR-230, a população de 21 mil habitantes já enfrenta situação crítica de desabastecimento com falta de produtos alimentícios nos comércios e elevação dos preços devido ao transporte das mercadorias que agora é feito por pequenas embarcações.
Por Dhyene Brissow