Siga nossas redes sociais

Restaurantes e bares descumprem protocolo que exige comprovante de vacinação contra covid

por Clara Toledo Serafini

Comprovante de vacinação

Em vigor desde o último dia 23 de agosto, a medida que estabelece que a população apresente o comprovante de vacinação com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 em bares e restaurantes no Amazonas, não tem sido seguida por alguns estabelecimentos.

As denúncias são de ouvintes da BandNews Difusora: “As vezes que eu fui no restaurante, não me pediram. Algumas vezes ainda estava lotado, mas em nenhum momento pediram o comprovante de vacinação” “Já fui em outros restaurantes e não pediram a carteira. Para mim, isso é preocupante porque aí não se sabe quem está vacinado ou não” “Ontem eu fui em um ‘sushi’ e não me pediram”, afirmaram os ouvintes.

A decisão de implementar a medida foi baseada em avaliação do Comitê de Enfretamento a Covid-19 do Governo do Amazonas.

Além de bares e restaurantes, flutuantes, parques de diversões, cinemas e teatros também devem estabelecer o novo protocolo.

Buscando criar condições para o aquecimento do setor, as Associações de Entrenimento e de Bares e Restaurantes do Amazonas, lançam a campanha #TOVACINADO para incentivar os amazonenses a completarem o ciclo de imunização.

O presidente da entidade, Fábio Cunha, destaca que a orientação é que os locais acatem o decreto: “Vamos trabalhar para que essa medida possa funcionar [..]”

De acordo com o Governo do Amazonas, a transmissão da doença é de risco moderado, permanecendo na fase 3 (laranja), mas apresentando uma redução na média diária de casos confirmados e de ocupação de leitos por pacientes.

Outro indicador de avanço no combate à Covid-19, nos últimos 14 dias, é a redução de 32% no número de leitos de UTI em hospitais da rede pública de saúde.

Em nota o Governo do Amazonas, informa que a Central de Fiscalização Integrada (CIF) mantém os trabalhos de fiscalização e orientação, bem como a aplicação de multas e punições, em caso de descumprimento do decreto vigente, que estabelece entre outras medidas a exigência da apresentação do cartão de vacinação dos frequentadores nos estabelecimentos comerciais.

A administração estadual reforça, também, a necessidade de apoio da população e dos comerciantes e empresários no cumprimento dos protocolos de segurança e na exigência do cartão de vacinação dos clientes.


Reportagem: Ricardo Chaves
Foto: Divulgação/Semsa

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress