Resgatada após 22 anos em situação análoga à escravidão, doméstica será indenizada

Uma trabalhadora doméstica é resgatada após 22 anos de exploração no bairro Ponta Negra, em Manaus.

A mulher, de 34 anos, foi encontrada trabalhando sem carteira assinada, sem remuneração mínima, com jornadas exaustivas e sem condições de viver a sua vida de maneira independente.

A vítima recebeu atendimento psicossocial da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e retornou ao convívio dos seus familiares biológicos. Ela receberá indenização.

O resgate ocorreu em uma operação conjunta do Ministério do Trabalho Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Polícia Federal (PF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

Segundo as informações divulgadas pelo MPT, a mulher fazia o trabalho doméstico de uma casa grande, além de trabalhar na produção de doces, que o seu empregador comercializa e distribui em vários locais da cidade.

A mulher chegou na casa aos 12 anos de idade, inicialmente, para cuidar de uma idosa, com a promessa de que seria bem tratada e que poderia estudar.

Mas a vítima prestou serviços para diferentes membros da família por 22 anos em troca de comida, moradia, e pagamentos esporádicos em valores irrisórios, sob o argumento de que ela fazia parte da família, apesar de nunca ter ido à escola e de viver em um quarto sem guarda-roupas, sem ar-condicionado e sem garantia de condições mínimas de higiene e cuidado.

Depoimentos tomados pela equipe confirmam que a trabalhadora chegou a trabalhar sem sandálias e em certo período não tinha sequer shampoo à disposição.

A vítima recebeu atendimento psicossocial da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e retornou ao convívio dos seus familiares biológicos. Ela rebecerá indenização.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress