Projeto da UEA desenvolve ações para evitar a extinção do sauim-de-coleira em Manaus

 

Reportagem: Alex Ferreira

Um dos principais símbolos de Manaus, o primata Sauim-de-coleira – encontrado na Amazônia – está ameaçado de extinção. O animal possui cerca de 30 centímetros, tem um padrão de cor bastante característico e uma faixa branca estendida do peito ao pescoço que se destaca na pelagem.

Com cerca de 35 mil espécimes, o primata endêmico da região tem sofrido com o crescimento desenfreado da capital do Amazonas.

O tema é central e o sauim-de-coleira é até mesmo parte de uma ação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o projeto primatas, que visa criar iniciativas de preservação dos primatas amazônicos.

A professora e coordenadora do projeto, Luciane Souza, explica que um dos motivos da espécie estar em ameaça de extinção é a perda do seu habitat. (Ouça)

Essa perda de habitat tem causado a diminuição de habitantes do primata.

A proteção desse animal despertou a preocupação de órgãos de proteção, em 2016, o Ministério Público Federal notificou o Governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus para aumentar a rigidez no licenciamento de obras e construções que afetam os fragmentos de florestas que ainda restam em Manaus.

A possível extinção do sauim-de-coleira apresenta outro fator importante, eles são responsáveis pela regeneração de florestas da região, como explica o biólogo Marcelo Gordo. (Ouça)

A Universidade Federal do Amazonas em parceria com a prefeitura realizam a construção de corredores ecológicos locais em que o sauim-de-coleira vive, mas o aumento da área urbana de Manaus ainda é um fator predominante para a ameaça de extinção

O biólogo também relata que a espécie já está extinta em algumas regiões menores, mas o quadro geral ainda pode ser revertido. (Ouça)

Além do crescimento urbano, a presença dos Sauim-de-mãos-douradas também tem influenciado a população dessa espécie, que precisa disputar alimentos e território.

Uma corrida para alertar sobre a conservação do Sauim-de-Coleira está com inscrições abertas. A corrida está marcada para o dia 10 de setembro e é uma iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas. As inscrições vão até o dia 4 de setembro. O objetivo é alertar a sociedade sobre a ameaça ao sauim. O evento também pretende divulgar os trabalhos desenvolvidos sobre a espécie, assim como mostrar que existem diferentes formas de ajudar no processo de conservação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress