A proteção às mulheres vítimas de violência ganha um importante reforço com a parceria entre a Eneva e o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, fundado pelo Instituto Natura e a rede hoteleira Accor.
O objetivo do Programa Acolhe é aprimorar e ampliar a rede pública de atendimento e proteção a mulheres em situação de violência.
A parceria vai beneficiar os municípios de Silves e Itapiranga oferecendo abrigamento alternativo, além de fornecer uma gama de serviços que inclui pensão completa, lavanderia, internet, atendimento social, psicológico e jurídico.
Para a diretora-executiva de Estratégia e Sustentabilidade da Eneva, Flávia Heller, a ideia é expandir a assistência para o fortalecimento de políticas públicas locais.
No Amazonas, 57% das mulheres já foram vítimas da violência, de acordo com o Mapa Nacional da Violência de Gênero, projeto viabilizado pelo Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV), do Senado, e pelo Instituto Natura.
O estado também ficou no topo na Região Norte em número de casos de agressão em 2024.
Só no Amazonas, 70 mulheres já receberam apoio no enfrentamento à violência de gênero pelo Programa Acolhe.
Segundo a líder de Direito das Mulheres do Instituto Natura, Beatriz Aciolly, a iniciativa vai garantir meios para que ciclo de violência doméstico seja rompido. Elas também terão apoio para inserção no mercado de trabalho.
Em vigor desde 2020, o programa contempla mais de 364 município no Brasil. Ao todo, mais de 9 mil diárias foram oferecidas às mulheres em situação de violência.
Por Tawanne Costa