Siga nossas redes sociais

Professores reivindicam abono do Fundeb em protesto na sede da prefeitura: “Cobramos transparência”

por Clara Toledo Serafini

Os professores do ensino público municipal se reúnem em frente à Prefeitura de Manaus, na zona Oeste, em protesto contra o não pagamento do Fundeb à classe.

De acordo Jonas Araujo, líder da manifestação, cerca de 500 professores se concentram no local e pedem por resposta da Prefeitura nesta quarta-feira (20).

Jonas reafirma que o objetivo da classe nesta manifestação é reivindicar respostas do poder executivo:

Com relação à manifestação na Câmara Municipal, Jonas indicou que, ainda na data de hoje, haverá assembleia para determinar a data da ida à casa legislativa.

Segundo Jonas, um representante da prefeitura havia sinalizado possibilidade de reunião com os professores para possível negociação com o corregedor.

Por volta de meio-dia desta quarta-feira, o líder informou à reportagem da BandNews que já estava em mesa de negociação.

A mobilização para a manifestação ocorreu de forma independente por parte dos professores em relação aos sindicatos.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) informou, em nota de esclarecimento, que enviou pedido de investigação ao TCE, TCU e MPF sobre o pagamento recorrente de abono do Fundeb aos servidores da educação desde 2016 por parte do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

A revolta da classe vem após o prefeito David Almeida (Avante) afirmar que não haveria pagamento do abono do Fundeb neste ano por falta de recursos em caixa. O Fundeb é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e, comumente, este abono é pago no fim do ano, após a análise de contas.

Na ocasião em que David foi questionado sobre o pagamento, o prefeito reforçou que o compromisso da prefeitura é com a data-base e que, quando chegasse o momento, seria pago.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress