Reportagem: Bianca Gloria.
O uso da internet entre os brasileiros com mais de 60 cresce nos últimos anos.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE apontam que, em 2016, os idosos eram 24,7% no ambiente digital e atualmente eles são 66% (22,5 milhões).
Os idosos são em números os menores, no entanto, o grupo é o que mais cresceu desde 2019, quando menos da metade (44,8%) desse público tinha contato com a internet. O crescimento foi de 21,2%. Em 2016, menos de um em cada quatro (24,7%) idosos acessava a rede.
De acordo com a pesquisa, 86,5% dos idosos usam a internet diariamente. As atividades mais comuns incluem chamadas de vídeo (94,6%), envio de mensagens por aplicativos (91,1%) e assistir a vídeos (87,6%).
O estrategista digital Leo Menezes afirma que o uso da internet entre os idosos aumenta por causa das interações sociais. Outro fator que facilita o uso dessas tecnologias são as interfaces cada vez mais simplificadas:(Ouça)
A aposentada Maria Gessy, tem 67 anos, e começou a utilizar a internet para apps de mensagens, porém, atualmente estar conectada no dia a dia é indispensável. Ela não abre mão das facilidades:(Ouça)
Segundo Leo Menezes, os idosos online impactam no ambiente digital, forçando empresas e os criadores de conteúdo a se adequarem ao público:(Ouça)
Apesar dos avanços, ainda existem desafios entre a faixa etária.
A pesquisa revela que 12% da população acima de 10 anos, ou seja, pouco mais de 22 milhões de pessoas, não usou a internet recentemente; sendo 51,6% idosos.
A falta de conhecimento e a dificuldade de uso são barreiras significativas. Pouco mais de 46% disseram que o principal motivo para a falta de acesso era não saber utilizar a internet.