O prefeito David Almeida anuncia a aquisição de mil armas para a Guarda Municipal e a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, estrutura que permitirá o repasse direto de verbas federais para a cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28).
O gestor também confirmou que o curso de formação dos 150 guardas do cadastro reserva terá início em 2 de agosto, e anunciou um novo concurso público com 500 vagas para 2026.
Segundo o gestor, com todos os projetos prontos, Manaus já se prepara para instituir a Polícia Municipal, assim que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) for sancionada em Brasília.
Nessa terça-feira (27), o Senado Federal aprovou, por unanimidade, a PEC que inclui as guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública.
O texto, agora, segue para a Câmara dos Deputados antes da sanção definitiva.
Da redação.