O Polo Industrial de Manaus fechou os primeiros três meses de 2022 com faturamento de R$ 39,5 Bilhões, um crescimento de 9,62% em relação ao mesmo período do ano passado (quando o PIM faturou R$ 36 bilhões). Em dólar, o faturamento nos três primeiros meses deste ano foi de 7,83 bilhões, indicando incremento de 20,65%.
As exportações também tiveram alta no período. Entre janeiro e fevereiro, o PIM contabilizou vendas externas de pouco mais de 121 milhões de dólares, o que representa um aumento de 10,35%.
O Polo Industrial empregou, em março, 104 mil trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados.
O segmento Eletroeletrônico (incluindo Bens de Informática) continua sendo o principal setor do PIM, com participação de aproximadamente 50% tanto no faturamento global quanto no total de mão de obra empregada.
De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, os indicadores de desempenho do PIM no primeiro trimestre deste ano são positivos à medida que igualam ou, em alguns casos, superam os dados de faturamento, exportações e geração de empregos contabilizados em igual período do ano passado.
“2021 foi recorde para a Zona Franca de Manaus e é satisfatório que nós tenhamos fechado os três primeiros meses de 2022 em ritmo ainda mais avançado. Da parte da Suframa, continuaremos monitorando de forma permanente o ambiente de negócios da região e buscando prestar todo o apoio para que as empresas do PIM sigam em trajetória ascendente”, afirmou Polsin.
Da redação