Siga nossas redes sociais

PF deflagra Operação Internacional no Amazonas com apoio temporário do Centro de Comando e Controle

A Polícia Federal inicia atividades no Centro de Comando e Controle no Amazonas com Operação Internacional denominada Green Justice.

As ações ocorreram na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia, assim como na região do Vale do Javari, entre 23 até esse domingo, 30 de junho.

A operação é resultado do estreitamento de relações entre a Polícia Federal e um Projeto do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos para apoiar o combate a crimes ambientais em diversos lugares do mundo (que é o Projeto Internacional de Aplicação da Lei para o Clima – I2LEC).

A operação Green Justice foi deflagrada ao mesmo tempo, nos três países e contou com a presença de oficiais observadores do Ministério do Interior dos Emirados Árabes no CCC em Manaus, além da presença de policiais federais da Diretoria de Cooperação Internacional, da Diretoria de Meio Ambiente e da Amazônia e de policiais peruanos.

Os resultados da Operação ainda estão sendo compilados e analisados, em conjunto com o Projeto I2LEC e o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, e em breve uma coletiva de imprensa será anunciada para ampla divulgação.

Conforme a PF, apesar de estar previsto para funcionar apenas durante a operação, a atuação do CCC teve importante caráter preventivo, uma vez que promoveu a interação em tempo real entre os grupos operativos dos países envolvidos, tornando assim mais eficientes os trabalhos, nos moldes do que ocorrerá em breve quando o Centro de Cooperação Internacional da Amazônia começar a operar efetivamente.

O CCPI-Amazônia funcionará como um núcleo para a interação e colaboração entre os membros, integrando conhecimentos técnicos e estratégicos para a prevenção, repressão e investigação de crimes na Amazônia.

O Centro incluirá as forças policiais dos estados da Amazônia Legal, as forças de segurança pública dos países do bioma amazônico e as principais organizações policiais internacionais.

A proposta de criação do centro surgiu em agosto de 2023, durante a Cúpula da Amazônia. Segundo a PF, o centro tem um orçamento previsto de R$ 16.386.500

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress