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Pesquisador promete ação contra parecer favorável do GT da BR-319 pela recuperação da rodovia

Classe política do Amazonas usa dados da vazante para culpar Marina e exigir a BR-319

Reportagem: Tawanne Costa.

O biólogo e pesquisador Dr. Lucas Ferrante considera como fraudulento o parecer do Grupo de Trabalho que concluiu que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável.

O pesquisador irá reunir com o Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente e líderanças indígenas nesta segunda-feira, 17, na sede da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, para denunciar o documento elaborado pelo Ministério dos Transportes e o DNIT.(Ouça)

Em contrapartida, o Grupo de Trabalho reafirma ser possível conciliar o desenvolvimento regional e a preservação do meio ambiente durante a execução da obra na 319.

O DNIT afirma inclusive que já apresentou o Plano Básico Ambiental à Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI e aguarda também o parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA.

A previsão é que as propostas de licitação da pavimentação do lote C iniciem no próximo dia 24 de junho e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) prevê início das obras até o fim do ano.

O principal entrave é em relação ao lote do meio que ainda não possui licença de instalação, segundo o superintendente do DNIT, Orlando Fanaia.(Ouça)

Em maio de 2023, a ministra Marina Silva foi convidada a falar em uma audiência na Câmara dos Deputados e disse não ser a responsável pela paralisação da obra.

Segundo ela, o asfaltamento do trecho do meio ainda não foi feito porque o empreendimento poderia levar a um desastre ambiental irreversível.

Questionado sobre o posicionamento da ministra, o superintendente afirmou que Marina participou do estudo do GT e está ciente da viabilidade da obra.(Ouça)

O debate em torno da recuperação e pavimentação da BR-319 se estende há décadas. Na bancada amazonense, a reação sobre a viabilidade foi imediata e positiva.

Na tribuna, o deputado federal Saulo Viana pediu que a Ministra do Meio Ambiente autorize o licenciamento da estrada, que é a única ligação terrestre do Amazonas com o restante do país.(Ouça)

O traçado completo da BR-319 possui 918 quilômetros de extensão que atravessam o Bioma Amazônico. As obras iniciaram em 1968, mas o projeto nunca foi concluído, sendo marcado por décadas de impasses, abandono e falta de manutenção dos trechos inaugurados, o que resultou no fechamento da rodovia em 1988.

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