Siga nossas redes sociais

Pelo menos 6 em cada 10 desaparecidos no AM em 2023 são menores de idade

por Rafael Cardoso Campos

Reportagem: Eros de Sousa

Os números atualizados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apontam que 6 em cada 10 desaparecidos no Amazonas são menores de idade.

Somente em 2023, foram mais de 200 pessoas registradas como desaparecidas, dessas 126 são crianças e adolescentes. Apesar disso, os dados podem ser ainda maiores.

A delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, explicou na semana passada, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que a questão dos desparecidos é complexa e que há várias maneiras de se entender. (Ouça)

Outra explicação da subnotificação é a causa de familiares que não notificam a polícia quando as vítimas são encontradas.

Em 2022, os menores de idade representavam 40% dos desaparecidos, nesse início de ano eles representam cerca de 62% dos desaparecimentos.

Um outro fator que pode ser discutido em relação ao desparecimento de menores é a questão do aliciamento de vítimas de até 17 anos pela internet.

O delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) alertou sobre a necessidade da conscientização com os menores. (Ouça)

Em todo o ano ano passado mais de 1300 pessoas foram notificadas como desaparecidas no estado.

 

 

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress