Em onze dias, o Amazonas registrou 114 denúncias de propaganda eleitoral irregular, com a capital, Manaus, liderando com pouco mais da metade dos casos, totalizando 56 relatos.
Os dados constam nas estatísticas do aplicativo Pardal, uma ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite o envio de denúncias sobre práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Os números foram consultados nesta terça-feira, 27, pela BandNews Difusora.
Além de Manaus, outros 15 municípios apresentaram registros de denúncias no aplicativo, entre eles Manacapuru (13), Nova Olinda do Norte (8) e Boca do Acre (6).
Das 114 denúncias, 78 foram relacionadas a candidatos a vereador, 14 a candidatos a prefeito e 1 a um candidato a vice-prefeito.
O aplicativo Pardal está disponível no Google Play e na App Store. O objetivo da ferramenta é contribuir com o trabalho de apuração dos tribunais regionais eleitorais e do Ministério Público Eleitoral, permitindo que os cidadãos ajudem a fiscalizar falhas eleitorais.
Da redação.