Alimentos vencidos são apreendidos

Operação apreende cerca de meia tonelada de alimentos impróprios para consumo em Manaus

Um estabelecimento de fatiamento de carnes e laticínios armazenava cerca de 500 kg de alimentos vencidos no bairro Japiim, na zona Sul de Manaus.

As irregularidades foram constatadas pela Polícia Civil durante a operação intitulada “Cheese e Fatiados” nessa terça-feira.

De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Proteção ao Consumidor, a Decon, durante a ação policial, várias irregularidades foram encontradas no mesmo local:

“Flagramos um estabelecimento sem inspeção sanitária, sem autorização para funcionamento dos órgãos competentes. E identificamos ainda produtos com data de validade vencida, motivo pelo qual carnes e laticínios, como queijo, calabresa, bacon e mortadela foram apreendidos e descartados no aterro sanitário” disse.

As apreensões de alimentos impróprios para consumo tem sido cada vez mais comuns em Manaus.

Além da interdição, o delegado reiterou que o estabelecimento irá responder pelos crimes flagrados:

“Após a autuação administrativa da empresa, ela responderá por crime contra a saúde pública. O consumidor do Amazonas que identificou algum crime contra a saúde pública, venha municiado de um mínimo de provas e faça a sua denúncia”, concluiu o delegado.

A formalização de denúncias pode ser feita para a Decon, ou pelo disque-denúncia 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas.

Ouça este conteúdo:

Reportagem: João Felipe Serrão
Foto: Divulgação/Polícia Civil