Em ação da Polícia Federal e IBAMA, um homem é preso por desmatamento ilegal, lavagem de dinheiro e invasões de terras públicas da União no Amazonas. Os prejuízos ambientais são estimados em R$ 19 milhões.
A prisão ocorreu durante a Operação Máscara Rural, deflagrada nesta quarta-feira (12/3), para reprimir os crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão na cidade de Apuí/AM, e realizada prisão preventiva de investigado que foi ocupante de cargos do executivo municipal em questão.
A investigação teve início com o cruzamento de dados periciais avançados que indicaram que o investigado movimentou valores expressivos acima de sua capacidade financeira.
O relatório policial apontou transferências suspeitas para pessoas físicas e jurídicas sem justificativa plausível, saques e depósitos sem origem identificada, valores fracionados, operações com indivíduos suspeitos e movimentações de altos valores sem comprovação de atividade compatível.
As imagens de satélites apontaram que o imóvel rural de posse do investigado passou por um processo de desmatamento intenso em agosto de 2024, abrangendo tanto o perímetro embargado pelo IBAMA quanto as regiões adjacentes.
Conforme perícia e levantamentos realizados na área, apurou-se dano ambiental acima de R$ 19 milhões de reais. Por isso serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.
Da redação