As investigações sobre a causa do blecaute que atingiu vários municípios da região Norte e a capital amazonense, na última sexta-feira (7), não revelaram novas informações, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira (10).
O desligamento automático da linha de transmissão Jurupari/Oriximiná, ocorrido durante uma forte chuva, por volta das 23h, gerou um apagão que afetou quase todo o estado do Amazonas, incluindo Manaus e a região metropolitana, além de cidades como Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e outras. O blecaute também atingiu municípios do Noroeste do Pará, como Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Curuá e Juruti.
A causa do apagão ainda não foi confirmada.
Vale lembrar que o período de chuvas na Amazônia vai até maio, e, neste ano, o fenômeno climático La Niña tem intensificado as precipitações, especialmente no inverno amazônico, que vai de dezembro a maio.
De acordo com o ONS, a energia foi restabelecida por volta de 1h da manhã (sábado de madrugada), mas a recomposição completa só ocorreu às 7h03, devido a dificuldades de comunicação e supervisão nas subestações.
Consumidores que sofreram danos elétricos podem solicitar ressarcimento à concessionária Amazonas Energia. Para isso, basta seguir o passo a passo disponível no site da empresa e comparecer a uma de suas lojas de atendimento ou entrar em contato pelo Call Center/WhatsApp: 0800 701 3001, com a documentação necessária.
Por Clara Toledo.