O número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, em operações da Lei Seca entre janeiro e maio de 2025, é 95% maior do que no mesmo período do ano passado.
O dado foi revelado durante audiência pública promovida pela Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus, nesta segunda-feira, 9.
De acordo com o coordenador de fiscalização do Detran-AM, Artur Cruz, a previsão é que este ano supere o total de flagrantes registrados em 2024:
Apesar de a Lei Seca estar em vigor no Brasil desde 2008, motoristas continuam insistindo em uma combinação perigosa: álcool e direção.
Segundo o Detran-AM, grande parte dos acidentes de trânsito registrados tem ocorrido com motociclistas, que, em alguns casos, utilizam o veículo sem habilitação.
Na audiência pública, o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes dos Santos, informou que, apenas entre janeiro e maio, mais de 2.800 notificações foram registradas por motociclistas ou passageiros sem capacete:
David Fernandes também reconheceu a dificuldade do Detran-AM e de outros órgãos em cobrir todo o estado devido ao atual efetivo:
O Detran-AM tem realizado, com frequência, palestras de conscientização em escolas e empresas sobre a importância da segurança viária. O órgão também tem efetuado regularmente operações da Lei Seca, para reduzir o número de acidentes de trânsito causados por embriaguez.
Por Ricardo Chaves.