Siga nossas redes sociais

Novembro Roxo: Mês promove práticas e boas condutas para diminuir riscos de prematuridade

Um novo mês se inicia e com ele também começa a campanha

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Vitória Freire

Um novo mês se inicia e com ele também começa a campanha Novembro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prematuridade, ou seja, condição que acomete bebês que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 10ª colocação dos países com mais partos prematuros no mundo.

A ginecologista e obstetra Patrícia Brito avalia que existem inúmeros fatores responsáveis por influenciar o nascimento precoce, tornando os riscos maiores. (Ouça)

A especialista também afirma que a prematuridade precisa ser evitada, e que o acompanhamento médico é primordial. (Ouça)

Na região Norte, as proporções de prematuridade extrema e severa alcançam os maiores percentuais, conforme estudo divulgado pela Revista Brasileira de Estudos de População.

Apesar da importância da campanha, as ações que envolvem o Novembro Roxo ainda possuem pouca adesão. Em Manaus, por exemplo, não houve até o momento, nenhuma programação prevista de alusão ao tema.

A mobilização global do Dia Mundial da Prematuridade deste ano é intitulada “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento.”

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress