Reportagem: Victor Litaiff.
Homens morrem mais cedo do que as mulheres. Seis em cada 10 homens só procuram um médico quando os sintomas estão insuportáveis. As constatações são do Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que lidera a campanha do Novembro Azul, de conscientização pela saúde masculina.
De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos homens não têm hábito de ir ao médico e mais da metade deles só procura ajuda quando os problemas de saúde já estão mais avançados.
Manaus segue esse padrão. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Sistema de Informações da Atenção Básica, aponta que, em 2023, dos quase 2 milhões e 800 mil atendimentos individuais na atenção primária na capital, 865 mil foram de usuários do sexo masculino, ou seja, apenas 30%.
Os números preocupam. Apesar das campanhas, como o Novembro Azul, alguns homens relatam que, de fato, só buscam atendimento depois de muita insistência ou quando sentem sintomas mais acentuados. É o que relata o carreteiro Tiago Castro:(Ouça)
O tema é polêmico. O médico urologista Flávio Antunes conta quais os principais fatores que levam os homens a evitar consultas.(Ouça)
De acordo com Giuseppe Figliuolo (FIGLEÔLO), especialista urológico da saúde masculina, pelo fato dos homens não priorizarem a saúde, o índice de morte ultrapassa o de mulheres, em todas as faixas etárias:(Ouça)
Giuseppe ressalta que a estratégia que poderia incentivar os homens a realizar consultas preventivas é a conscientização desde criança, já que, culturalmente, as mulheres são ensinadas mais cedo a fazer o preventivo.(Ouça)
De acordo com a SEMSA, em Manaus, nos últimos dois anos, as principais causas de mortalidade entre os homens foram as doenças do sistema circulatório e respiratório, representando 27% das condições de saúde, seguidas por causas externas (22%) e neoplasias (14%).
Sobre o câncer de próstata, o Ministério da Saúde adverte que homens acima de 50 anos devem realizar o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano para verificar a presença da doença, que não tem sintomas.
O câncer de próstata tem uma taxa de cura de até 95% quando diagnosticado precocemente.