Bares e restaurantes do Amazonas enfrentam desafios econômicos, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Amazonas (Abrasel – AM).

Imposto seletivo sobre bebidas açucaradas pode agravar situação de empresas endividadas e com margens de lucro reduzidas.

O estudo revelou que, em maio deste ano, 64% dos bares e restaurantes no Amazonas não conseguiram obter lucro, com 25% registrando prejuízo e 39% operando no ponto de equilíbrio.

Apenas 36% dos estabelecimentos conseguiram lucrar e os empresários estão lidando com margens de lucro cada vez menores, agravadas pelo aumento nos custos dos principais insumos, como alimentos e bebidas, aponta pesquisa.

A situação é ainda mais preocupante em meio às discussões sobre a reforma tributária, que inclui a proposta de um imposto seletivo mais alto para produtos populares em bares e restaurantes, afirma representante da Abrasel no Amazonas.

A pesquisa da Abrasel no Amazonas também aponta um alto índice de endividamento entre as empresas do setor. Os dados mostram que 44% dos negócios têm dívidas em atraso.

Da redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *