O Museu Itinerante da Amazônia (MIA) inicia, nesta quarta-feira (3), a primeira circulação nacional, levando a exposição interativa ‘MIA – Passado, Presente e Futuros’ para diferentes cidades do país.
O projeto estreia em Manaus, no Palacete Provincial, propondo uma reflexão sobre como os conhecimentos dos povos originários podem ajudar na adaptação das cidades amazônicas às mudanças climáticas.
A coordenadora e curadora do projeto, Jade Jares, explica que as cidades amazônicas foram construídas sem levar em conta as características do próprio território.
O MIA traz uma proposta interativa, com vídeos, mapas e obras que convidam o público a repensar a relação entre urbanismo e meio ambiente.
Jade Jares destaca que a exposição também pretende incentivar um debate coletivo sobre o futuro das cidades da Amazônia:
A exposição segue aberta até o dia 29 deste mês. Depois de Manaus, o projeto segue para São Luís, Brasília e Rio de Janeiro, promovendo experiências imersivas que unem arte, ciência e tradição. O acesso à exposição é gratuito.
Por Vitória Freire.