Municípios do Amazonas e Rondônia que estão em alerta de inundação nesta segunda-feira (14) por causa do Rio Madeira tem previsão de chuvas intensas de até 100 milímetros pelas próximas 24h.
A previsão é do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) em alerta laranja divulgado na manhã desta segunda-feira (14) com aviso de risco potencial de alagamentos e deslizamentos até esta terça-feira (15).
No sul do Amazonas, três cidades e duas comunidades já somam mais de 70 mil pessoas afetadas. As cidades são Apuí, Manicoré e Humaitá.
O Rio Madeira continua subindo e registrou em Humaitá, no Amazonas, a cota de 23 metros e noventa e três centímetros neste domingo (13),menos de dois metros da cota histórica de 2014, que foi de 25 metros e 63 centímetros.
Em Porto Velho, capital de Rondônia, que está em situação de emergência, a cota do Rio Madeira encontra-se acima do nível de perigo com 16 metros e 67 centímetros, nível bem próximo da cota de inundação de 17 metros.
No total, quase 190 mil pessoas seguem afetadas pela cheia do Rio Madeira nos dois estados, Amazonas e Rondônia.
No Amazonas, seis cidades estão em situação de emergência e outras três estão em alerta por causa da cheia dos rios em todo o estado e outras 19 cidades seguem em situação de alerta.
As cidades de Apuí, Guajará, Humaitá, Borba, Barcelos e Manicoré estão com decretos vigentes de situação de emergência devido à subida das águas.
Por Dhyene Brissow.