As denúncias foram encaminhadas à Promotoria para a posterior instauração de Notícia de Fato (fase inicial).
Caso confirmadas, as condutas podem configurar crimes como corrupção passiva e peculato, segundo o MPAM. Uma das denúncias formalizadas foi a do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Coronel Rosses (PL), no início desta semana.
Em sessão desta quarta-feira, 12, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) derrubaram por 24 a 11, requerimento que solicitava informações sobre gastos realizados pelo prefeito de Manaus David Almeida (Avante) em viagens ao Caribe.
O líder do prefeito, Eduardo Alfaia (Avante) ao orientar a base para a derrubada do requerimento, disse que a viagem foi “estritamente particular” e que não teria sido utilizado recursos públicos.
Guedes defendeu que o intuito do requerimento considerada reportagens publicadas em veículos nacionais como “Veja” e “Metrópóles” que relatavam que o prefeito teria viajado em jatinho particular acompanhado de empresários que possuem contratos com a Prefeitura de Manaus, em uma viagem anterior.
O que, segundo o vereador, levanta questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse e sobre a transparência na relação entre o chefe do Executivo e fornecedores do município:
Em nota, a gestão municipal afirmou que o prefeito estaria em viagem agendada, de caráter pessoal, custeada de forma particular e o seu afastamento das atividades institucionais seguiu o rito legal.
Por Ricardo Chaves.