Embora o número de vítimas no trânsito tenha diminuído nos primeiros meses de 2025, motociclistas continuam sendo as principais vítimas de acidentes, refletindo o crescimento da frota de motos e os riscos associados a esse meio de transporte.
Conforme o especialista em mobilidade urbana, Manoel Paiva, os motociclistas representam 33% da frota de veículos que circula em Manaus, no entanto, ocupam 51% das mortes no trânsito. Ele adiciona os pedestres a esse grupo de risco que representam 30% dos acidentes mortais no trânsito. A fala ocorreu, durante entrevista ao BandNews Amazônia 2º edição:
(ouça)
A previsão, segundo o especialista, é que em dois anos mais de 50% da frota total de veículos seja formado por motociclistas.
(ouça)
Para Manoel, não é possível garantir a segurança viária sem aumentar o efetivo de agentes de trânsito. Em Manaus, há 343 agentes operando, quando – segundo o especialista- o número deveria ser o triplo para atender às demandas da cidade:
(ouça)
O especialista tratou ainda da questão do transporte coletivo na cidade. Segundo Manoel, 350 onibus sumiram da operação diária na cidade de Manaus, enquanto a população aumentou. O especialista refuta a ideia de que o usuário deixou de usar o transporte público apenas por preferir outros meio de transporte:
(ouça)
A conclusão, para o especialista, é que solução para reduzir os acidentes de trânsito em Manaus é multidisciplinar. Isso inclui a implementação de políticas de segurança viária, a melhoria do transporte coletivo e a criação de infraestruturas adequadas, como faixas exclusivas para motociclistas, além de uma fiscalização mais eficaz.
Por Clara Toledo e Ricardo Chaves