AO VIVO

Mortes violentas crescem 46,8% no AM, revela Anuário da Segurança Pública

Mortes violentas crescem 46,8% no AM, revela Anuário da Segurança Pública

O registro de mortes violentas intencionais cresce no Amazonas e em mais quatro estados da região norte do país. O Amazonas teve a maior variação com 46,8%. O porcentual vai na contra-mão do cenário nacional que registrou queda de 6,5% em todas as outras regiões do país. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28).

(Foto: Reprodução/Internet)

Em relação a 2011, o aumento dos registros no Amazonas corresponde a 34% em números absolutos. Além do Amazonas, os estados do Pará, Amapá, Rondônia e Roraima também registraram aumento.

As mortes violentas intencionais consideram tanto os homicídios dolosos quanto os latrocínios, as mortes decorrentes de intervenções policiais e as lesões corporais seguidas de morte.

Ainda neste assunto, treze das 30 cidades mais violentas do Brasil estão localizadas na Amazônia Legal. Sete delas são do Pará, duas de Rondônia, duas do Mato Grosso, uma do Maranhão e uma do Amazonas. A taxa média de violência letal nessas cidades foi 38% maior à média nacional entre os anos de 2019 e 2021.

No Brasil, essa taxa é de 22 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes, enquanto na Amazônia Legal é de 31 mortes a cada 100 mil habitantes.

Da redação

Últimas Notícias