Por Tawanne Costa
Contratada desde dezembro do ano passado, a empresa que deve continuar as obras da BR-319 onde as pontes desabaram em 2022, ainda não começou as atividades.
As obras de reconstrução foram iniciadas no mesmo ano da queda, mas pararam em outubro de 2024, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT romper o contrato com empresa J. Nasser Engenharia.
A justificativa do destrato foi pelo não cumprimento do cronograma de obras.
Em dezembro do ano passado, a Construtora Etam Ltda assumiu a obra da Ponte sobre o Rio Autaz Mirim (km 24,60) em um contrato de mais de 28 milhões e 858 mil reais.
Os trabalhos deveriam ser iniciados no dia 12 de dezembro de 2024, mas segundo o presidente da Associação Amigos da BR-319, André Marsílio, até o momento as obras estão paradas.
No momento o tráfego dos veículos está sendo feito pelas balsas, que seguem fixadas no local. Mas com o volume das águas, a locomoção deve começar a dificultar pois as balsas terão que atravessar o trecho.
Joel Silva faz o trabalho de acompanhamento das condições da BR e passou pelo local recentemente. Ele confirma a informação de que os trabalhos ainda não iniciaram.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT disse que empresa contratada já deu início aos trabalhos nas pontes, realizando os estudos e levantamentos necessários para dar continuidade às intervenções e garantir o avanço das obras conforme o cronograma estabelecido.
A previsão de entrega da obra deve ficar para o mês de outubro, segundo o DNIT.