Manaus enfrenta, nos últimos dias, um grave problema relacionado à coleta de lixo em diversas áreas da cidade. Moradores de bairros como Japiim, na zona sul, e Jorge Teixeira, na zona leste, relatam a falta de recolhimento do lixo.
Roberto Ralph, jornalista e morador da Rua Frânio de Castro, no Japiim, destacou a constante ausência da equipe de coleta, com dias de atraso que chegam a prejudicar a rotina dos moradores:
Da mesma forma, Denilson Araújo, morador do bairro Jorge Teixeira, relatou que a coleta de lixo está suspensa desde o último sábado, totalizando já cinco dias sem o serviço. De acordo com ele, os resíduos foram recolhidos apenas na manhã desta quarta-feira, 12 de março.
Este cenário impacta não apenas a qualidade de vida dos moradores, mas também o meio ambiente. Em 2022, a cidade enfrentou um desafio com o lixo nos igarapés, retirando 2.537 toneladas de resíduos de locais como córregos e orlas de Manaus, conforme a Prefeitura de Manaus.
A falta de coleta adequada contribui para o descarte inadequado de lixo, gerando “ilhas de lixo” que comprometem a fauna e flora, além de poluírem os corpos d’água da cidade.
A situação é ainda mais preocupante considerando que o aterro sanitário, principal destino do lixo da cidade, já atingiu sua capacidade máxima desde janeiro de 2024.
Diante desse cenário, a médica e clínica-geral Evelyn de Paula alerta para as consequências diretas dessa falha na coleta de lixo para a saúde pública:
A equipe da BandNews Difusora entrou em contato com a SEMULSP solicitando um posicionamento sobre a falta de coleta de lixo nos bairros Japiim e Jorge Teixeira e aguarda resposta.
Por Vitória Freire