Garimpeiros ilegais planejam ataques durante o aniversário de 155 anos da cidade de Humaitá, no Amazonas. A informação consta em áudios que circulam em grupos de aplicativos de mensagens usados para avisar onde os agentes da Polícia Federal e Ibama estão fazendo operações no sul do estado.
Nos áudios os garimpeiros falam em responder às ações realizadas contra o garimpo nos últimos dias e “meter bala” nos agentes.
Desde a última segunda-feira, quando começaram as operações da PF contra o garimpo ilegal, com uso de embarcações, drones e helicópteros, a população do município de Humaitá vive momentos de tensão.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dezenas de balsas de dragagem que foram levadas pelos garimpeiros para a orla de Humaitá para evitar que elas sejam destruídas pela PF.
Ano passado, por causa de outra Operação no sul do Amazonas, houve manifestações e troca de tiros com a Polícia em Humaitá e a festa de aniversário de 154 anos do município foi cancelada.
Este ano, as operações também iniciaram na semana do aniversário do município, mas até o momento a programação de aniversário está mantida, segundo informações da Prefeitura de Humaitá.
Da redação.