Moradores questionam eficácia de ação de asfaltamento em Manaus diante de ruas esburacadas

Moradores cobram reparos em “ruas esquecidas” por ação de asfaltamento

Reportagem: Ricardo Chaves

Os moradores de Manaus que circulam por ruas do conjunto Ajuricaba, na Zona Centro-Oeste e no bairro Petrópolis, localizado na zona sul da capital, reclamam dos buracos frequentes nas pistas.

Em 2022, a Prefeitura da capital deu início ao programa “Asfalta Manaus”. Um dos objetivos é por fim ao chamado tapa-buraco, realizando obras de pavimentações e manutenções preventivas. A meta é alcançar mais de 10 mil vias.

(Foto: Renata Soares/Ouvinte)

Um dos locais contemplados nas primeiras ações do programa foi o conjunto Ajuricaba. No entanto, o que poderia ser uma boa notícia, acabou virando frustração para a administradora Renata Soares.

Moradora da rua D1 do conjunto Ajuricaba, ela diz que além de esquecerem a via, a qualidade do serviço deixa a desejar. (Ouça)

Segundo o executivo municipal, cerca de 600 ruas espalhadas por diversos bairros da cidade já foram recuperadas, entre elas as dos bairros Alvorada, Nova Conquista, Nossa Senhora das Graças, Santa Etelvina, Redenção e Compensa.

Quem aguarda ansioso pelo serviço de recuperação é Michel de Freitas. Ele é um dos moradores da rua Padre José Pereira Neto, no bairro Petrópolis, composta principalmente por residências. Michel diz que o serviço até chegou nas ruas próximas do bairro, mas lamenta que os transtornos ainda persistem. (Ouça)

Em entrevista à BandNews Difusora FM na última semana, o titular da pasta de infraestrutura da capital (Seminf), Renato Junior, afirmou que a pasta primeiro está recuperando a via para depois realizar recapeamento. (Ouça)

Sobre os problemas relatos da reportagem, a Seminf disse que os bairros Ajuricaba e Petrópolis serão beneficiados, pelo programa “Asfalta Manaus”, que teve a ordem de serviço assinada, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima.

As equipes são dívidas em etapas diferentes de obras, uns na fresagem, outros na contenção dos buracos e por fim a via é totalmente recapeada. A pasta reforça que são etapas estudadas e de acordo com a criaticidade o serviço é executado.