Ministério da Justiça prorroga uso da Força Nacional para combater incêndios na Amazônia

O Ministério da Justiça prorroga o emprego da Força Nacional na região da Amazônia Legal e do Pantanal para atuar em ações de combate a incêndios florestais. A portaria, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowiski, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7).

De acordo com o documento, agentes federais atuarão “na preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio ambiental, por noventa dias, no período de 16 de abril a 14 de julho de 2025”.

A portaria detalha ainda que os profissionais de polícia judiciária e de polícia técnico-científica da Força Nacional atuarão em apoio às Polícias Civis dos Estados e à Polícia Federal na investigação e combate às causas de surgimento de incêndios por ação humana.

O número de agentes da Força Nacional que atuará no Amazonas não foi divulgado.

Em 2024, a Amazônia registrou o maior número de queimadas dos últimos 17 anos, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foram quase 18 milhões de hectares queimados ao longo do ano, que corresponderam a mais da metade (58%) de toda a área queimada no Brasil no ano passado.

Alguns municípios do Amazonas chegaram a registrar qualidade do ar insalubre por causa da fumaça das queimadas, com níveis de poluição que colocaram cidades amazonenses entre os piores lugares do mundo para respirar.

Para prevenir que o quadro se repita este ano, o governo federal tem antecipado suas ações e publicou em março deste ano um calendário de emergência ambiental que estabelece situação de emergência ambiental no Amazonas em decorrência das queimadas, no período que vai de abril até janeiro de 2026.

Por Dhyene Brissow.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress