Por Cindy Lopes
Três militares e outros dois homens são presos por esquema de tráfico de drogas em voos da Força Aérea Brasileira, além de lavagem de dinheiro. Os cinco envolvidos foram presos em São Gabriel da Cachoeira durante a Operação Queda do Céu, realizada pela Polícia Civil na última segunda-feira (03).
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (06) durante coletiva de imprensa realizada pela PC.
Segundo a delegada Greice Jardim, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel, os três militares presos, com idades entre 22 e 26 anos, eram responsáveis por facilitar o envio das drogas nos voo oficiais da FAB que vinham para Manaus.
Cada um tinha uma função dentro da organização criminosa:
Além dos três militares, a polícia prendeu um homem, de 26 anos, em Santa Isabel do Rio Negro, que recrutava pessoas para transportar as drogas nos voos até Manaus, além de um homem de 42 anos que estava financiando as drogas.
Segundo o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, em 2024, ele movimentou cerca de 2 milhões de reais, embora declarasse uma renda de apenas mil reais por mês.
Segundo a polícia, o suspeito utilizava a estratégia de alugar veículos no município para lavar o dinheiro do tráfico. Durante a ação policial, foram apreendidos três carros e quatro motocicletas.
A operação Queda do Céu é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024 pelas Polícias Civil e Militar.
Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.
As investigações continuam para identificar os outros envolvidos na organização criminosa.