Reportagem: Tawanne Costa.
Em visita à Manaus, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anuncia mais de 50 milhões de dólares para o Fundo Amazônia.
O anúncio foi feito durante a agenda do democrata no Museu da Amazônia (Musa), em que ele se reuniu com cientistas e representantes indígenas nesse domingo, 17.
O Fundo Amazônia é considerado uma iniciativa pioneira por reunir doações internacionais para financiar ações de redução de emissões da degradação florestal e do desmatamento.
Apesar do anúncio, o recurso está sujeito à aprovação do Congresso americano.
Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a doação será fundamental para que o mundo vire os olhares para a Amazônia e passe a incentivar projetos de preservação que auxiliem o desenvolvimento sustentável da região.(Ouça)
Os Estados Unidos também tem o maior número de turistas que frequentam o Amazonas, representando algo em torno de 28% da movimentação de estrangeiros. Por isso, o governador Wilson Lima destacou a importância de um escritório da embaixada em Manaus.(Ouça)
No fim do discurso, o presidente norte americano apelou para a preservação da Floresta Amazônica em “benefício de toda a humanidade”.
Biden agora vai participar da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.