Reportagem: Rebeca Beatriz
Para os apaixonados e prontos a trocar alianças, todos os detalhes importam, inclusive quando o assunto é marcar a data do casamento.
Não é à toa que maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas!
A tradição vem dos países do Hemisfério Norte, como Canadá, México, Estados Unidos e as Ilhas Caribenhas. É que nessa época do ano, esses países estão na primavera, estação das flores, que marcam a celebração do amor.
E tem gente que não abre mão de casar neste mês, como a técnica em Enfermagem, Valéria Janine. (Ouça)
O empresário Marcolino Salgado é casado há quase 40 anos. Ele conta que trocar as alianças no mês de maio deu sorte. (Ouça)
Embora a tradição de casar no mês de maio já exista há gerações, um novo mês parece querer conquistar o posto de mês das noivas. É dezembro, período que registra maior número de casamentos.
No último mês de 2022, foram realizados mais de 14 mil casamentos no Amazonas. E em maio do mesmo ano, foram pouco mais de 11 mil, tendência que também se repete na base de dados de 2021.
Os dados são da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas, a Anoreg.
A professora historiadora Karla Cristina Marcolino explica sobre a tradição dos casamentos no mês de maio. (Ouça)
Ela comenta, ainda, se existe ou não a possibilidade de dezembro ser o novo mês das noivas. (Ouça)
Mas, independente de uma data no calendário, a troca de alianças deve ser símbolo de amor e respeito! Duas coisas que estão na moda em qualquer época do ano.