O membro do conselho nacional de segurança pública do governo federal, Ricardo Balestreri, afirmou que os governos estaduais devem reconsiderar operações ‘policiais pirotécnicas’ que acabam em letalidade policial em bairros pobres.
A declaração foi feita à BandNews Difusora FM durante o último dia do terceiro seminário de segurança pública inovadora realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas. (ouça)
Ele fez a fala em meio a um auditório tomado por oficiais alunos da Polícia Militar do Amazonas. Ricardo Balestreri foi Secretário Nacional de Segurança Pública. Balestreri lembrou que nacionalmente as polícias civis são instituições mal cuidadas e com pouco investimento para realizar a atividade investigativa.
Conforme o anuário de segurança pública lançado pelo governo do Amazonas, os homícidios reduziram quase 16% entre 2023 e 2024.
No ano passado, a BandNews Difusora noticiou com base em dados do Instituto Sou da Paz que o Amazonas resolveu 41% dos homícidios cometidos no ano de 2022. O índice estava a baixo da média nacional de 49%.
Na época, a a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas respondeu que usa como metodologia a Taxa de Resposta de Justiça Criminal ou Taxa de Condenação. Por esse indicador, o Amazonas resolveu 52% dos crimes de homicídios.
No mês de outubro do ano passado, segundo o portal da transparência estadual, a Polícia Civil tem 2.272 servidores.
Por Jefferson Ramos