O Governo do Amazonas decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (28) em todas as repartições públicas, autarquias e fundações do estado.
A decisão foi tomada devido à realização do 57º Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (28).
O decreto atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), que acredita que a medida reduzirá o impacto que o deslocamento da população para o município de Parintins causa no comércio da capital.
Apesar do ponto facultativo, todos os serviços essenciais serão mantidos pelo Governo do Amazonas.
Na área da Saúde e Segurança, haverá funcionamento em regime de plantão. O decreto estabelece que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizará a compensação das horas normais de ensino, conforme necessário.
As 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)
operarão normalmente, em regime de plantão 24 horas. Os seis prontos-socorros, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão em funcionamento para atender casos de urgência de baixa e média complexidades. Casos graves serão tratados nos prontos-socorros, tanto adultos quanto infantis. O atendimento às gestantes nas sete maternidades do estado não será afetado.
Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de Quimioterapia seguirá normalmente na sexta-feira. As consultas agendadas nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e nas Policlínicas serão retomadas na segunda-feira, 01.
As centrais de flagrantes dos 1°, 6°, 14° e 19° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), funcionarão em regime de plantão 24 horas.
Da redação.