Manaus terá avisos de riscos de desastres via telefone e estuda sirenes de alerta, anuncia David

A partir de junho, Manaus passa a contar com o disparo de alerta telefônico em até 3 horas antes dos eventos climáticos.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 20, durante coletiva de imprensa pelo prefeito David Almeida.

A medida ocorre após a capital enfrentar várias ocorrências pela forte chuva que atingiu vários bairros da cidade.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil Municipal, em menos de 20 dias, choveu mais do que o previsto para o mês inteiro. Até ontem, 19, foram 341 milímetros.

O alerta telefônico vai contar com o apoio de um radar que deve fazer a medição da previsão de chuvas e o local onde a precipitação será maior.

 

De acordo com o mapeamento da Prefeitura, mais de 1.650 áreas correm algum tipo de risco. Desse total, 644 possuem risco considerado como alto e muito alto. Pelo menos 52 mil famílias se encontram nessas condições de áreas vulneráveis.

Segundo o chefe do executivo municipal, a Prefeitura também vai implantar estações meteorológicas e estuda a possibilidade de instalar sirenes de alerta.

 

As famílias afetadas serão atendidas pelas moradias populares.

 

O temporal que atingiu Manaus causou deslizamentos, alagamentos nas principais avenidas da cidade e ilhou moradores em diversas áreas.

Em números oficiais, a Prefeitura registrou 72 ocorrências durante a forte chuva.

Por Tawanne Costa.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress