Manaus tem seis favelas entre as 20 maiores do Brasil, em população. Segundo um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo IBGE, a capital amazonense é o município com o maior número de favelas na lista.
Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, na zona leste, é a quarta maior do país, com 55,8 mil habitantes. A localidade só fica atrás de Paraisópolis, em São Paulo; Sol Nascente, em Brasília (DF); e a Rocinha, no Rio de Janeiro, que é a maior do Brasil com mais de 72 mil moradores.
No ranking, aparecem ainda a Comunidade São Lucas, na zona leste, em sétimo lugar, com 53 mil e 600 habitantes.
Zumbi dos Palmares/Nova Luz, está na décima segunda colocação, com 34 mil e 700 moradores, seguido por Santa Etelvina, na zona norte, com 33 mil habitantes.
Colônia Terra Nova, na zona norte, aparece em décimo quinto lugar, e Grande Vitória, na zona leste, na última colocação (20º lugar).
No censo atual, o IBGE considerou como favelas e comunidades urbanas: favelas, ocupações, comunidades, quebradas, baixadas, vilas, palafitas, loteamentos informais, entre outras.
Entre as vinte favelas e comunidades urbanas mais populosas do país, oito estão na Região Norte, seis delas em Manaus e duas em Belém.
Da redação.