Por Ricardo Chaves
A cidade de Manaus ainda pode ser impactada por novos deslizamentos nos próximos dias. A informação é do pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, em entrevista ao BandNews Amazônia 2ª edição desta quarta-feira, dia 5.
De acordo com o cientista, os efeitos do volume de chuvas que atingiu a capital na última terça-feira, dia 4, ainda devem ser sentidos nos próximos dias, devido ao solo continuar encharcado. Dolif alerta que, no próximo sábado, dia 9, há previsão de chuvas mais intensas.
O Cemaden emitiu um alerta de nível alto na última terça-feira, mesmo com previsões de menor volume de chuvas.
Após a forte chuva que atingiu a capital, o prefeito em exercício e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, afirmou que um estudo está em andamento para a implantação de um sistema de alerta de desastres naturais.
Para Giovanni Dolif, é necessário um conjunto de políticas públicas de Estado para reduzir os impactos das chuvas na população mais vulnerável.
Nos últimos dias, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou mais de 90 ocorrências, entre alagamentos e desabamentos.
Confira a entrevista completa: