Por: Álex Ferreira
De janeiro a novembro deste ano, Manaus tem registrados 1.294 novos casos de infecção pelo HIV em adultos. A maior parte das pessoas diagnosticadas é do sexo masculino, em uma razão de 3,4 casos homens em relação às mulheres.
Já o maior número de casos está concentrado na população jovem com vida sexual/reprodutiva ativa. A faixa etária de 10 a 39 anos representa 78,9% dos casos.
Em relação aos casos novos de Aids, no mesmo período (janeiro a novembro), foram identificados 346. A predominância é no sexo masculino e na faixa etária de 20 a 39 anos em 57,9% dos casos.
Os números foram divulgados nessa terça-feira, 03, pela Secretaria Municipal de Saúde, Semsa. A pasta coordena ao longo deste mês a campanha “Dezembro Vermelho” em Manaus.
Durante a programação, serão realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com distribuição de gel lubrificante, preservativos e material educativo com orientações sobre prevenção e a rede de atendimento.
A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças.
O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de preservativo.