Reportagem: Tawanne Costa.
Manaus inicia nesta segunda-feira a “Operação Estiagem”, para ajudar parte da população atingida pela seca.
Com pelo menos 25 mil pessoas, de 93 comunidades ribeirinhas, atingidas com isolamento e desabastecimento, o Prefeito da capital amazonense, David Almeida, decretou situação de emergência:(Ouça)
Na primeira fase, famílias de 43 comunidades do rio Negro, vão receber mantimentos e kits de higiene.
Serão encaminhados mais de 14 mil cestas básicas, 500 mil garrafas de água de 2 litros, 39 mil litros de gasolina e 46 mil litros de diesel.
Muitas comunidades nos arredores de Manaus não tem mais como receber grandes embarcações com mantimentos por causa do baixo nível das águas. É a realidade de onde vive o comunitário Daniel Alves:(Ouça)
De acordo com a Prefeitura, além de alimentos, duas Unidades de Saúde da Família Fluviais ficarão disponíveis na base dos rios Negro e Amazonas, para atendimento das comunidades.
A Prefeitura afirma ainda que escolas municipais de comunidades isoladas já estão abastecidas com merenda escolar e água, até o fim de setembro, quando se encerra o calendário deste ano.
Michele Oliveira, gestora de uma escola rural, afirma que em alguns dias alunos já não conseguirão frequentar as aulas:(Ouça)
O nível do rio negro em Manaus tem descido, em média, 25 centímetros por dia. A cota atual é 16 metros e 75 centímetros, quatro metros da e cinco centímetros da menor marca da história, registrada no ano passado.