O governo e a prefeitura anunciam medidas de ações para combater queimadas que originam a fumaça que encobre Manaus nos últimos quatro dias.
Nesta segunda-feira, o prefeito David Almeida determinou estado de mobilização na capital do Amazonas. A medida permite a tomada de providências internas e a criação de um Comitê de Combate às queimadas.
David Almeida disse que as equipes da cidade se mobilizam, mas a origem dos focos é fora do território do município.(Ouça)
As medidas também incluem publicações diárias de boletins informativos, campanhas de conscientização em locais públicos e fiscalização da Guarda Municipal Ambiental.
Já o governador Wilson Lima anunciou a entrega de 15 novas viaturas que vão apoiar as ações dos bombeiros no combate a queimadas.(Ouça)
Na ocasião, o chefe do Executivo também destacou as operações Aceiro e Céu Limpo, que envolvem mais de 300 homens, incluindo bombeiros, brigadistas e membros da Força Nacional.
Segundo o governo, até o momento mais de 6 mil focos de incêndio foram combatidos no Amazonas.
O estado registrou, em 12 dias do mês de agosto, cerca de 3 mil e 500 focos de incêndio. No ano passado, o mês de agosto inteiro foi marcado pelo total de 5 mil e 400 ocorrências.
Da redação.