Siga nossas redes sociais

Manaus é a 3ª capital do país mais violenta para LGBTQIA+

Centro de Manaus terá 21ª Parada do Orgulho LGBTQ+ neste domingo (5)

 

De Mauricio Max, com informações de BandNews FM Salvador.

Manaus é a terceira capital mais violenta para LGBTQIA+ no país, segundo o mais recente levantamento divulgado pelo Grupo Gay da Bahia.

O estudo é baseado em informações coletadas com a imprensa em 2023, nos sites de pesquisa da Internet e correspondência enviada ao GGB, já que não há estatísticas governamentais sobre esses crimes de ódio contra a população LGBT.

Com 10 mortes, a capital do Amazonas fica atrás apenas de São Paulo, 1º colocado com 12 óbitos, e Rio de Janeiro, 2º na lista com 11 vítimas.

O documento destaca que os números de Manaus são preocupantes, “pois com pouco mais de 2 milhões de habitantes, teve mais mortes que Salvador e Fortaleza, que abrigam maior população”.

No levantamento por estados, o Amazonas fica na OITAVA posição e é o primeiro da região norte em mortes de LGBTQIA+.

O GGB também menciona que estado teve a morte do mais velho entre as vítimas no país.

Com 78 anos, o professor Cristóvão Moura Lemos, que morava em Manacapuru, no interior do Amazonas, levou 3 facadas no pescoço e costas de um rapaz de 17 anos que teve seu irmão mais velho como cúmplice.

O caso foi registrado em fevereiro do ano passado.

No total, o Brasil registrou uma morte violenta de pessoa LGBT+ a cada 34 horas. Foram registradas 257 mortes deste público no país em 2023.

De acordo com a mais antiga ONG LGBT da América Latina, na comparação com 2022, foi registrada uma morte a mais, em 12 meses.

Em nota, o GGB informou que o número de 2023 pode ser ainda maior e chegar a 277 já que outras 20 mortes aguardam confirmação a partir de mais evidências que ainda são apuradas pela equipe da entidade. O estado de São Paulo lidera o número de pessoas LGBT mortas, com 34 casos, seguido por Minas Gerais (30), Rio de Janeiro (28), Bahia (22) e Ceará (21).

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress