Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto que pretende criar a “Lei Paulo Onça” de respeito e valorização da vida no trânsito.
A proposta prevê a implementação da Campanha Permanente “Na Direção do Respeito” com o objetivo de evitar casos de violência como o que causou a morte do sambista amazonense Paulo Onça.
O artista morreu no dia 26 de maio deste ano, após 20 dias internado, consequência de uma agressão brutal que sofreu no dia 5 de maio, na Praça 14, após se envolver em um acidente de trânsito.
A proposta que tramita na Aleam é de autoria conjunta de 14 deputados estaduais, entre eles o presidente do Parlamento, Roberto Cidade (União Brasil).
De acordo com a justificativa do projeto, o trânsito de Manaus tem se tornado “um ambiente de tensões, onde faltam políticas de humanização, diálogo e construção de uma cultura de paz”.
A justificativa cita ainda que proposta foi uma sugestão do conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) Josué Cláudio Neto, que foi deputado estadual por 14 anos.
A Campanha adotará como slogan oficial: “No volante, sua escolha também dirige o destino do outro.”
Com ações permanentes, a campanha pretende mobilizar escolas, órgãos públicos, igrejas, movimentos culturais e a mídia, para promover o respeito, a empatia e a responsabilidade entre motoristas, pedestres e ciclistas.
De acordo com o projeto, caberá ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, o Detran-AM, coordenar as ações da campanha, com apoio de instituições públicas e privadas.
Da redação.