Ipem-AM fiscaliza mais de 30 mil produtos natalinos durante operação "Boas Festas"

Ipem-AM fiscaliza mais de 30 mil produtos natalinos durante operação “Boas Festas”

Cerca de 33 mil produtos foram fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), durante a operação especial “Boas Festas”, realizada no período de 22 de novembro a 10 de dezembro deste ano.

Itens utilizados em decoração natalina e ceia de fim de ano são o foco da fiscalização. (Fotos: Aguilar Abecassis/Secom)

Ao todo, foram fiscalizados 405 estabelecimentos comerciais da capital e Região Metropolitana, sendo 18 empresas notificadas por estarem comercializando produtos fora dos padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Um total de 33.013 produtos foram checados, como panetones, peru, pernil, chester, frutas cristalizadas, entre outros. Destes, 6.017 estavam irregulares, dentre eles estão os tradicionais pisca-piscas com 3.042 produtos, materiais elétricos de baixa tensão com 39 peças de fios e cabos, e 2.508 brinquedos. Todos estavam sem a certificação do Inmetro.

As empresas notificadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, podendo chegar até a R$ 2,2 milhão.

Da redação