Cerca de 1,5 milhões de reais em multas são aplicadas durante uma operação de fiscalização realizada em um espaço que funcionava como lixeira clandestina no Distrito Industrial, na zona Leste de Manaus.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também embargou uma área de 8,98 hectares e apreendeu maquinário pesado.
Os fiscais identificaram uma lixeira clandestina que continuava recebendo resíduos plásticos oriundos de empresas do Polo Industrial de Manaus, mesmo após o local já ter sido embargado anteriormente pelo Ipaam.
O local também foi novamente embargado e um caminhão carregado com resíduos plásticos foi apreendido.
Em outra ação no km 17 da BR-174, também dentro do território de Manaus, a fiscalização constatou a extração irregular de argila e serviços de terraplanagem realizados sem o devido licenciamento ambiental.
A operação resultou na aplicação de multa no valor de R$ 110.500, no embargo de uma área de 2 hectares e na apreensão de três máquinas pesadas, entre elas uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora e um trator de esteira, avaliadas em aproximadamente R$ 700 mil.
Da redação.